segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O PP denuncia a solidariedade com os presos políticos nas festas de Erromo

A porta-voz do PP de Getxo, Marisa Arrúe, vai apresentar uma queixa à Ertzaintza por causa dos cartazes solidários com os presos políticos bascos no espaço das txosnas nas festas de Erromo (Getxo, Bizkaia), o que, para ela, constitui «apologia do terrorismo». Arrúe nunca falha as festas de Erromo, de cujo anedotário faz parte.

A impressionável Arrúe diz ter ficado impressionada, sobretudo pelo facto de em todas as txosnas [barracas] aparecerem diversos cartazes, muitos dos quais fazendo menção ao «preso da ETA Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu», habitante de Erromo querido no bairro, a quem foi aplicada a doutrina 197/2006, conhecida como «doutrina Parot». A reivindicação do seu repatriamento e da sua libertação são frequentes, mas a Sra. Arrúe descobre sempre, qual virgem espantada, que nas festas... é que foi demais!

E lá apresenta o seu número anual: fala em «apologia do terrorismo», em «vítimas» e em pedidos de retaliação à Câmara Municipal de Getxo, visando as más das txosnas.

Diz que há mais cartazes espalhados pelo bairro, que vai apresentar queixa à Ertzaintza e que já o fez junto do delegado-queixinhas do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo. / Ver: europapress   

Erromo: quase-fim-de-festa [não perder!]
Dia 4 à noite, mesmo quase no final das festas de Erromo, na Santa Eugenia plaza.  

Grande solidariedade com os presos no começo das festas de Gasteiz
Começaram ontem as festas da Branca na capital de Araba. No meio do mar de gente que se juntou na Andre Maria Zuriaren plaza / Praça da Virgem Branca, havia muitas faixas contra o fracking e bandeirolas a reivindicar os direitos dos presos políticos bascos. Até dia 9, há festa a valer, sobretudo no espaço das txosnas.
Mais fotos em arabakoHerrira