terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jornada de festa em Gasteiz para recordar presos, refugiados e deportados bascos

A solidariedade com os presos e os refugiados políticos bascos está presente nas festas de Gasteiz. Se no domingo centenas de cartazes reclamaram o regresso a casa dos presos durante a descida do Zeledon, ontem mais de 400 pessoas participaram num almoço popular organizado pelo Herrira, que teve lugar no polidesportivo de El Campillo, no coração da Alde Zaharra, para recordar as pessoas que continuam nas prisões espanholas e francesas, que tiveram de se refugiar ou que foram deportadas para longe de Euskal Herria.

Ane Zelaia (Herrira) recordou que, com a jornada de ontem [Herrira Eguna], se pretendia defender os direitos de 40 presos gasteiztarras e de uma dezena de refugiados que, por estarem sujeitos a uma política de excepção, não podem passar as festas da Branca com os seus familiares e amigos em Gasteiz.

Também se prestou uma pequena homenagem a Aitor Lingüerzana, Ailande Hernaez e Maite Díaz de Heredia, três militantes políticos que foram libertados nos últimos doze meses. Para além disso, durante o almoço foi distribuídos trabalhos feitos pelos próprios presos.  

Um cortejo azul
Depois de uma longa sobremesa, às nove da noite uma serpente azul partiu da Praça da Virgem Branca até à zona das Txosnas. No final da marcha, no campus universitário, os responsáveis do Herrira fizeram um balanço das acções levadas a cabo pelo movimento solidário durante este ano.
A jornada que pôs fim às actividades do Herrira nas festas de Gasteiz terminou com a intervenção de Emilio Martínez de Marigorta, deportado na Cidade da Praia, em Cabo Verde, e que se dirigiu aos presentes. / Notícia completa: Gara / Fotos: herrira.org  

Ondarroa: Amnistia Egune
Já há programa para o tradicional Amnistia Egune [Dia da Amnistia], que se celebra no âmbito das Andra Maixak, as festas da gloriosa Ondarroa. Para esse dia - 14 de Agosto - foram agendadas, entre outras actividades, uma manifestação, um brinde e um almoço. A propósito do almoço popular: «Bazkaiko txartelak be (420 txartel) abuztun 5etik (gaurtik) aurrea saltzen eongo diz Anaitan eta Kulixkan 20 euron truke (edaixak aparte, betiko latxeik). Erosi agortu aurretik!» / Mais informação: Turrune!  
Danak etxea ekarri arte!