quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Governo espanhol anda a multar membros do movimento Eleak

Há alguns dias que diversas pessoas que pertencem ao Eleak e que integram vários Herri Harresiak / Muros Populares de Iruñerria [Comarca de Pamplona] andam a receber multas da Delegação do Governo espanhol em Nafarroa.

As multas dizem respeito à conferência de imprensa de dia 19 de Julho na Gaztelu plaza, no decorrer da qual foi apresentado o encontro de Amaiur, e às mobilizações de 2 de Agosto contra a sentença política que condenou os jovens Xabier Sagardoy e Luis Goñi, que tiveram lugar na Gaztelu plaza, em Iruñea, e, mais tarde, nas ruas de Barañain. Os repressores alegam que estas pessoas participaram em mobilizações sem autorização.

Recorde-se que Xapo e Luis, os jovens referidos, continuam escondidos, por forma a poderem continuar a fazer política, resistindo à imposição da condenação a seis anos de cadeia que o Supremo Tribunal confirmou, acusados de militar na organização política juvenil Segi, entretanto ilegalizada e fora do activo.

Na nota que emitiu, o Eleak Mugimendua «denuncia com veemência» a tentativa do Governo espanhol de asfixiar economicamente as iniciativas de defesa dos direitos civis e políticos. E afirma: «Pensamos que estamos a viver numa fase de resolução do conflito e que a imensa maioria da sociedade basca deseja a paz».

O Estado espanhol, por seu lado, «continua a tomar decisões políticas que de forma alguma ajudam a resolver o conflito político, como encarcerar pessoas pela simples militância política». / Fonte: boltxe.info