quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Colectivos denunciam provocações da Ertzaintza nas festas de Gasteiz

Numa nota de imprensa, os diversos colectivos que fazem parte da Comissão de Txosnas denunciam a atitude da Ertzaintza «desde o início das festas de Gasteiz».

Logo a 4 de Agosto, dia do txupinazo, poucos minutos antes da descida do Zeledon várias brigadas especiais da polícia antimotim da Ertzaintza identificaram cerca de vinte de jovens que levavam bandeirolas a favor do repatriamento dos presos políticos bascos, a caminho da Praça da Virgem Branca. Também nesse dia, afirma-se na nota, os agentes identificaram outro grupo de pessoas que levavam faixas com mensagens contra o fracking.

O caso mais grave deu-se na noite de 4 para 5 de Agosto por volta das quatro da manhã no espaço das txosnas, diz-se na nota. No final dos concertos, com a zona repleta de gente, dois furgões da Ertzaintza apareceram no espaço da festa «sem qualquer justificação e com uma atitude completamente provocadora», o que, segundo dizem, esteve na origem de momentos de grande tensão. No meio da confusão, uma jovem acabou por ser atingida por um furgão - uma das rodas passou-lhe por cima de um pé.

Perante esta situação, a Comissão de Txosnas pergunta à responsável pelo Departamento do Interior do Governo de Lakua «se é esta a Polícia nova e próxima de que tanto falam ultimamente» e exige-lhe que retire as brigadas especiais das ruas de Gasteiz.

Gasteizko jaiak 2013: a Ertzaintza nas txosnas
Ver: boltxe.info e topatu.info