sábado, 3 de agosto de 2013

A 14.ª brigada internacionalista basca da Askapena visita a Venezuela

Ao longo dos meses de Agosto e Setembro de 2013, a 14.ª brigada de solidariedade basca com a Venezuela andará a visitar o país. Organizada pela Askapena, a brigada realizará trabalhos de intercâmbio político entre os processos de ambos os países.

A Askapena organiza brigadas políticas em diferentes lugares do mundo há mais de 25 anos, construindo pontes solidárias com povos em processos de transformação, luta e resistência. E este ano voltará a trabalhar no sentido de aprofundar a solidariedade e a aproximação entre dois povos irmãos unidos na luta anti-imperialista: Venezuela e Euskal Herria. Para tal, este ano a brigada basca trabalhará em torno dos seguintes eixos:
- Processo revolucionário, avanços e desafios do socialismo na Venezuela  
- Poder popular, democracia participativa e protagónica 
- Modelo de gestão socialista 
- Processo político em Euskal Herria (desafios do novo cenário)

Para o internacionalismo basco, o processo de transformação político e social que tem lugar na República Bolivariana da Venezuela constitui uma referência mundial incontornável e, por este motivo, a Askapena renova ano após ano o compromisso de solidariedade internacionalista com este país.

A brigada de solidariedade é uma ferramenta-chave para fornecer ao povo trabalhador organizado experiências de outros povos que enriqueçam o seu trabalho transformador e para poder conhecer em primeira mão, para lá de contaminações mediáticas, a realidade quotidiana da luta de povos organizados.

A Venezuela é um símbolo de um povo que não se dobra perante o sistema capitalista-imperialista vigente, e que se constitui como referência e farol da revolução em toda a América Latina e Caraíbas. Ao longo destas semanas, a brigada irá trocar experiências militantes nos espaços de Poder Popular nas fábricas e bairros do país e dará a conhecer a realidade, tantas vezes distorcida, da luta do povo basco.

Por tudo isto, para que continuemos a avançar no caminho da libertação dos nossos povos, para que continuemos a construir uma Euskal Herria e uma Venezuela socialista e internacionalista, para aprofundar a união e a solidariedade entre os povos trabalhadores, incentivamos toda a gente a participar nos actos que a brigada basca levar a cabo na Venezuela. / Fonte: pakitoarriaran.org