quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

15 mil pessoas manifestam-se em Iruñea em defesa do modelo D e contra a «intoxicação política»

Milhares de pessoas participaram hoje em Iruñea numa manifestação com o lema «Hezkuntzan kolore guztiak» [Na Educação, todas as cores], em defesa do modelo educativo D, em euskara, e contra «os ataques a esse modelo».

A marcha foi convocada pelos sindicatos LAB, Stee-Eilas, ELA e Ikasle Abertzaleak e pela federação de pais Sortzen, com o apoio de diversos partidos, colectivos sociais e figuras públicas, como o levantador de pedras Iñaki Perurena, os futebolistas Patxi Puñal, Oier Sanjurjo, Asier Riesgo ou Eneko Satrustegi e o cantor Enrique Villarreal, entre outros.

A manifestação partiu do Parque Antoniutti por volta das 18h15. Ao longo do percurso, os manifestantes gritaram palavras de ordem como «Hemen gaude D ereduaren alde!», «el euskera es la lengua de todos» ou «dejar trabajar a los profesores», e pediram a demissão de Yolanda Barcina e do conselheiro da Educação, José Iribas.

Pouco antes, Amaia Zubieta (Stee-Eilas) disse aos jornalistas que, «depois de toda a intoxicação e dos ataques que os docentes do modelo D e o mundo do euskara em geral têm sofrido, é altura de nos juntarmos todos».

Gorka Bueno (LAB) disse que, depois das declarações do ministro do interior e da chefe do Executivo de Nafarroa sobre este assunto, «fica bem claro que, por mais que digam o contrário, estão a criminalizar o modelo D».
«Estão a espiar as pessoas enquanto trabalham e aquilo que estão a planear é uma limpeza ideológica dentro do modelo D e do sistema educativo navarro em geral», defendeu. / Ver: Diario de Noticias

Milhares de pessoas vieram paras as ruas em defesa do modelo D Ver também: «O Governo navarro revê o material didáctico do modelo D que "manipula a realidade"» (naiz.info)

«Muniáin - Governo navarro - diz que o informe sobre os docentes "faz parte de uma investigação sobre a ETA"» (naiz.info)

«Barcina vangloria-se em Madrid de ter conseguido travar as matrículas em euskara promovendo o inglês» (Diario de Noticias)