quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Reformados navarros concentraram-se em Iruñea para apoiar os presos políticos bascos

Membros da Sasoia (Nafarroako Jubilatuen Elkartea / Asociación de Jubilados de Navarra) concentraram-se hoje junto à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, exibindo uma faixa em que se lia «Euskal presoen eskubideen alde / Por los derechos de los presos vascos». Sebastián Rosino, porta-voz da associação, apelou à participação na mobilização de dia 11 de Janeiro em Bilbo. No texto da convocatória a associação de reformados destaca o facto de a sentença de Estrasburgo ter sido mal aceite pelo Governo espanhol, que «se virou contra os que estão na prisão, agravando ainda mais a sua situação». Dá como exemplo o que se está a passar em Sevilha II, onde «os direitos humanos não são respeitados», mesmo depois da dura luta que foi «a greve de fome que durou um mês».
Afirma que «quem está cá fora tem de continuar a criar a grande maré humana de protesto que há-de pôr cobro ao que se está a passar dentro das prisões».
Por último, sublinha que a dispersão dos presos políticos é «um dos castigos mais duros», tanto para os presos como para os familiares, «sobretudo os idosos, condenados a não poder viajar pela idade ou por questões de doença». / Fontes: Ateak Ireki e lahaine.org

MARCHA À PRISÃO DE LANNEMEZAN, NO SÁBADO
O movimento Herrira organizou uma marcha ao presídio francês para este sábado, 14, com o lema «Presoen eskubideen defentsan denak Lannemezanera!» [Em defesa dos direitos dos presos, todos a Lannemezan!]. Estão ali seis presos bascos: Didier Aguerre, Txistor Haranburu, Iñaki Esparza, Ibon Fernandez Iradi, Jose Ramon Lete e Joseba Segurola. Com esta iniciativa, o Herrira pretende chamar a atenção sobretudo para os casos de Fernandez Iradi (com uma doença grave e incurável) e de Haranburu (na cadeia há 24 anos e cuja liberdade condicional solicitam).

Com esta marcha, «queremos marcar a nossa presença frente à cadeia, por um lado, para interpelar a França e as autoridades penitenciárias, e, por outro, para transmitir toda a nossa solidariedade aos presos», afirmou o movimento popular. Os autocarros partem de Donibane Garazi, Baiona e Donibane Lohizune. [Ver locais, horas e contactos em kazeta.info] [Na foto: manifestação pela libertação dos presos doentes.]