Os restos mortais do membro de LAB Igor Urrutikoetxea, que faleceu no Brasil na sequência de um fatídico acidente, chegaram ontem à tarde a Euskal Herria. Em Lezama (Bizkaia), centenas de pessoas aguardavam o féretro do sindicalista.
O corpo do secretário de Relações Internacionais do LAB Sindikatua, Igor Urrutikoetxea, chegou a Lezama por volta das 19h30, envolvido por um silêncio em que a emoção era palpável.
Depois, dançou-se um aurresku de honra e ofereçam-se ramos de flores e cravos em sua memória; a emoção tornou-se mais forte com as centenas de pessoas a cantarem a «Loreak», acompanhadas pela música de um violino.
Habitantes de Lezama intervieram para destacar as muitas qualidades do militante abertzale e revolucionário basco. Anunciaram ainda a realização de uma homenagem dia 18 de Janeiro nesta mesma praça.
O acto terminou depois de se cantar o «Eusko Gudariak» e «A Internacional».
Igor já está na memória do povo trabalhador basco como um dos seus melhores lutadores e militantes sindicais, que fizeram história na luta pela independência, o internacionalismo e o socialismo. / Ver: boltxe.info e naiz.info