sábado, 7 de dezembro de 2013

Reencontro emocionado do povo de Lezama com Igor Urrutikoetxea

Os restos mortais do membro de LAB Igor Urrutikoetxea, que faleceu no Brasil na sequência de um fatídico acidente, chegaram ontem à tarde a Euskal Herria. Em Lezama (Bizkaia), centenas de pessoas aguardavam o féretro do sindicalista.

O corpo do secretário de Relações Internacionais do LAB Sindikatua, Igor Urrutikoetxea, chegou a Lezama por volta das 19h30, envolvido por um silêncio em que a emoção era palpável.

Depois, dançou-se um aurresku de honra e ofereçam-se ramos de flores e cravos em sua memória; a emoção tornou-se mais forte com as centenas de pessoas a cantarem a «Loreak», acompanhadas pela música de um violino.

Habitantes de Lezama intervieram para destacar as muitas qualidades do militante abertzale e revolucionário basco. Anunciaram ainda a realização de uma homenagem dia 18 de Janeiro nesta mesma praça.

O acto terminou depois de se cantar o «Eusko Gudariak» e «A Internacional».
Igor já está na memória do povo trabalhador basco como um dos seus melhores lutadores e militantes sindicais, que fizeram história na luta pela independência, o internacionalismo e o socialismo. / Ver: boltxe.info e naiz.info