domingo, 29 de dezembro de 2013

Em Baiona, milhares de pessoas reivindicaram uma nova lei para as ikastolas de Ipar Euskal Herria

De acordo com a organização, milhares de pessoas juntaram-se, ontem, na Elkarteen Etxea / Maison des Associations, em Baiona, para participar na «maniFesta» da Seaska. Foi uma enorme demonstração de apoio às ikastolas do Norte do País, quando se vêem confrontadas com uma «grave situação» e ao cabo de um ano em que foram alvo de diversos ataques por parte de Paris.

Foram distribuídos 10 mil talos, e os grupos Amaren Alabak e South Side Familia Ska animaram o ambiente.

Paxkal Indo, presidente da Seaska (Federação de Ikastolas de Iparralde), tomou a palavra e dirigiu-se aos presentes para enfatizar a «grave situação» que estas instituições de ensino enfrentam, e, também por isso, sublinhou a necessidade de criar nova legislação para este sector específico.

Indo recordou aquilo que se passou este ano com as ikastolas de Hendaia e de Beskoitze, e, considerando que se trata de um «ataque geral», referiu-se também aos projectos de «Arberoa e Lekorne», travados pelo subprefeito de Baiona.

Depois, dirigiu-se directamente aos prefeito de Pau, ao subprefeito de Baiona, ao Presidente do Estado francês, ao Primeiro-ministro, ao ministro do Interior, bem como aos deputados de Ipar Euskal Herria, dizendo-lhes que «o tempo deles se esgotou».
«Em 2014 a situação das ikastolas tem de ser legalizada - sim ou sim», disse, realçando o facto de que a Seaska não está «disposta a tolerar mais» ataques.

Indo disse ainda que o Estado francês «quer matar» a esperança gerada pelo desenvolvimento das ikastolas, que «o Estado quer matar o euskara» e «as línguas regionais». / Ver: kazeta.info e naiz.info / Ver também: Berria