[Comunicado da rede Euskal Herriaren Lagunak/Amigos do País Basco com os presos políticos bascos que estiveram em greve de fome na cadeia de Sevilha II. (cas.)]
En los 32 día que los presos políticos vascos han permanecido en huelga de hambre las autoridades de la cárcel de Sevilla II lejos de intentar encontrar una solución a este problema, se han negado a hablar con los presos y han agravado la situación que padecen, por ejemplo, quitando durante días la calefacción a los presos en huelga de hambre y a algunos de ellos incluso las mantas. / Ver: askapena.org
Os presos bascos de Estremera em luta contra o isolamento de Garikoitz Aspiazu
A Etxerat divulgou numa nota que as presas e os presos políticos bascos que se encontram na cadeia de Estremera estão encerrados nas celas desde sexta-feira, em protesto contra a situação de isolamento de Garikoitz Aspiazu nesta prisão (não tem qualquer contacto com os outros presos políticos bascos).
De acordo com a associação de amigos e familiares dos presos, Garikoitz, que também está a participar na acção de protesto, encontra-se sozinho, em isolamento, desde que foi transferido para esta prisão, há alguns meses. Os outros presos tentaram resolver o problema falando com o director do estabelecimento, ao qual apresentaram várias propostas: passarem todos pelo isolamento por turnos ou serem todos transferidos para o isolamento (para que Garikoitz não esteja sozinho). Mas o director não deu qualquer passo para que a situação de Garikoitz se alterasse.
Na nota, a Etxerat diz ainda que, neste momento, há 15 presos bascos sozinhos, ou seja, sem contacto com qualquer outro preso político basco. / Ver: etxerat.info (eus / cas)
«Mikel Zarrabe foi libertado, depois de 24 anos na cadeia» (naiz.info)
Mikel Zarrabe (Eibar, Gipuzkoa) foi hoje libertado, depois de ter passado 24 anos na cadeia, cumprindo na íntegra a pena a que foi condenado. À saída da prisão de Teruel, esperavam-no a mulher e o filho.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Comunicado solidário dos Euskal Herriaren Lagunak com os presos políticos bascos em Sevilha II
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
comunicados,
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão