sábado, 14 de dezembro de 2013

[Vídeo] Diego Cañamero (SAT): «Temos legitimidade para derrubar governos que não cumprem a palavra»

A Ateak Ireki aproveitou a visita de Diego Cañamero a Iruñea para falar longamente com ele sobre a situação económica, política e social no Estado espanhol. [Entrevista em castelhano.] Cañamero, porta-voz nacional do Sindicato Andaluz dos Trabalhadores, afirma que a terra «não é uma mercadoria», mas um bem que deve estar «ao serviço de todos os seres humanos».

Depois de recordar que foi detido tanto na ditadura como em todos os governos da chamada «democracia», afirma que «a repressão sobre o povo que luta não mudou», mas que «a justiça dos povos» foi sempre mais forte que a repressão.

O representante do SAT sublinhou ainda que «uma sociedade que não se revolta contra a injustiça é sua cúmplice» e que neste momento «a unidade é o grande desafio da esquerda transformadora».

Afirma também que «as pessoas, com o seu voto, não autorizaram o aumento da idade da reforma, que seja dado dinheiro aos bancos, que seja retirado o cheque bebé, que se retirem os subsídios aos funcionários ou se baixem as pensões»; por isso, considera que «o povo tem legitimidade para derrubar governos» que não cumprem a sua palavra.

Anunciou que sindicatos e movimentos sociais estão a preparar «grandes colunas de marchas para abarrotar e entupir Madrid». / Ver: ateakireki.com