quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

[Vídeo] Onda popular a favor dos presos políticos, em Durango

«Tantaz tanta itsasoa gara» / «Gota a gota somos mar» Centenas, milhares de pessoas participaram na iniciativa organizada pela plataforma Tantaz Tanta no sábado passado, em Durango (Bizkaia), em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. Com imagens de gotas nas mãos, formaram uma grande onda que derrubou os muros das prisões. Hoje, a Tantaz Tanta lançou um vídeo com imagens dessa iniciativa.

Foi uma espécie de ensaio geral para uma mobilização semelhante que terá lugar no dia 11 de Janeiro em Bilbo. Não se trata de uma manifestação, como voltaram a afirmar hoje alguns dos organizadores no registo oficial da mobilização - não há um percurso estabelecido, faixa ou comunicado final. É antes «um mar formado por dezenas de milhares de gotas para pedir o fim da dispersão», que começará a tomar forma a partir das 17h30. Para além disso, haverá diversos tipos de actos ao longo do dia, das 11h00 até às 22h30, sobretudo centrados no Arenal.
Os organizadores também deixaram claro que não se trata de uma acção promovida por um determinado bloco político, e que visa abranger todos os cidadãos. Terá como lema «Giza eskubideeak. Irtenbidea. Bakea. Euskal presoak Euskal Herrira» [Direitos humanos. Resolução. Paz. Euskal presoak Euskal Herrira]. / Ver: Berria e tantaztanta.info