No passado dia 21, na festa de São Tomás, um grupo de jovens levou a cabo uma acção a favor da amnistia para os presos políticos bascos.
Cerca de dez jovens pararam um eléctrico junto ao Teatro Arriaga e pintaram a palavra «amnistia» nas janelas. De acordo com o Boltxe, a acção causou indignação a certos «representantes partidários que não se indignam minimamente com a dispersão e outras agressões sofridas pelas presas e presos nas cadeias».
Eis o vídeo da acção:
Fonte:
boltxe.info e
naiz.info
MARCHA À PRISÃO DE MARTUTENE, POR UMA OUTRA POLÍTICA PENITENCIÁRIA

Como é habitual nesta altura do ano, familiares e amigos dos presos organizaram uma marcha até à prisão de Martutene, em Donostia.
Duas colunas - uma proveniente do bairro de Egia e outra do município vizinho de Hernani - partiram com destino ao presídio; denunciaram as violações dos direitos dos presos políticos bascos e recordaram especialmente a grave situação que se vive na cadeia de Sevilha II. Assim, realçaram a necessidade de mudar a política penitenciária e fizeram um apelo à
participação na mobilização de dia 11 de Janeiro em Bilbo, organizada
pela iniciativa Tantaz Tanta. / Ver:
naiz.info
TANTAZ TANTA APRESENTOU PROGRAMA DA MOBILIZAÇÃO DE 11 DE JANEIRO
A Tantaz Tanta apresentou os actos programados para a jornada de mobilização contra a dispersão de dia 11 de Janeiro, na capital biscainha. A
organização convida as pessoas a aparecerem em Bilbo logo pela manhã. Na
zona do Arenal, haverá quatro zonas com actividades, a partir das 11
horas e pelo dia fora, graças à colaboração de dezenas de artistas,
profissionais e voluntários. / Ver:
tantaztanta.info [Na foto: Tantaz tanta, no bairro de
Sanduzelai, Iruñea.]