sábado, 14 de dezembro de 2013

Acção solidária com o povo saarauí junto à sede do PP em Donostia

No dia 13 de Dezembro, a Askapena de Donostialdea levou a cabo uma acção solidária com o povo saarauí junto à sede do Partido Popular em Donostia, no bairro de Amara.

Esta semana a União Europeia e Marrocos assinaram um novo acordo pesqueiro, no qual se inclui a pesca nas águas do Saara Ocidental. Numa nota, a Askapena de Donostialdea afirma que este acordo se configura como uma «clara violação» da legislação internacional, na medida que Marrocos não possui a soberania sobre as terras e águas do Saara, tal como foi estabelecido pela ONU.

A organização internacionalista basca da região de Donostia considera que este acordo «dá carta branca à espoliação e ao roubo» das riquezas saarauís, violando os direitos deste povo, e critica de forma veemente a atitude da União Europeia e, em especial, a do Estado espanhol («maiores beneficiários do roubo de recursos naturais do Saara Ocidental») e a dos eurodeputados do PP (que muita pressão fizeram para que este acordo fosse alcançado). / Ver: lahaine.org e topatu.info