Respondendo ao apelo feito por quatro jovens que se recusaram a comparecer na AN espanhola - Irati Mujika, Idoya Iragorri, Goizane Pinedo e Unai Ruiz - e pelos restantes jovens arguidos no processo contra a Segi, uma multidão vestida e mascarada de laranja andou pelas ruas de Durango, formando a «marcha desobediente».
A Ertzaintza também por lá andou, com várias furgonetas às voltas pela localidade biscainha desde bem cedo.
Uma elektrotxaranga animou a kalejira que partiu da Feira do Livro e do Disco Basco e que andou pelas ruas da terra. Depois, junto à igreja de Santa Maria de Uribarri, por baixo da enorme coberta do pórtico lateral, realizou-se um acto em que foi possível ver Goizane Pinedo e Unai Ruiz a passear-se pela Feira, num vídeo gravado hoje de manhã.
No vídeo, Pinedo e Ruiz reafirmam a decisão tomada, agradecem o apoio das pessoas e afirmam que o compromisso de todos é fundamental para a resolução do conflito. Depois da exibição do vídeo, tomaram a palavra outros jovens arguidos, que enfatizaram a necessidade de continuar a trabalhar para acabar com os julgamentos.
Hoje mesmo, tiveram de voltar para Madrid, para enfrentar mais três dias de julgamento (de segunda a quarta) no tribunal de excepção.
Máscara desobediente [topatu.info]
Ver: topatu.info e naiz.info
domingo, 8 de dezembro de 2013
Centenas de pessoas apoiam os jovens insubmissos nas ruas de Durango
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Esquerda Abertzale,
ilegalizações,
Notícias,
Repressão,
VIDEO