quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Gipuzkoa exige a retirada «imediata» do anteprojecto da lei do aborto

O Conselho de Deputados da Deputação Foral de Gipuzkoa aprovou hoje uma declaração institucional contra o anteprojecto da lei do aborto aprovado pelo Governo espanhol em Conselho de Ministros, na sexta-feira passada.


Esta reforma constitui, «indubitavelmente, um dos marcos mais vergonhosos protagonizados pelo Estado espanhol contra os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, um direito reconhecido como um direito humano», afirma a Deputação de Gipuzkoa, que critica também a reforma por «infantilizar» as mulheres, colocando-as na «dependência de outros» para poderem abortar.

A Deputação considera que o projecto do PP «insulta e humilha» as mulheres, «obrigando-as a ser mães» contra a sua vontade, e realça o facto de o número de abortos não diminuir com esta lei: «apenas levará a que mulheres com menos recursos económicos abortem com menos condições». Assim, «à discriminação [exclusão] pelo facto se ser mulher junta-se a discriminação de classe ou em função da situação socioeconómica», afirma.

Para além de exigir a Madrid que retire o anteprojecto, a Deputação faz um apelo à «desobediência activa» do Governo de Lakua, instando-o «a procurar todas as alternativas e estratégias» que evitem a concretização da dita reforma. / Ver: Berria e naiz.info / Mais info: alternatiba.net

[Entretanto, foram convocadas mobilizações para os próximos dias em diversas localidades de EH contra o anteprojecto acima referido.]