terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Acção conjunta de Ernai e LAB contra a precariedade no Burger King de Tutera

O Burger King não é a única empresa de Tutera (Nafarroa) a valer-se do medo e da falta de informação dos trabalhadores, mas é o principal símbolo da exploração na região da Ribera. Por isso, no sábado, 24, o LAB e a Ernai levaram a cabo uma concentração de protesto e distribuíram guias com os direitos laborais aos funcionários da empresa.

Tendo em conta a crise que se vive em Euskal Herria, a Ernai e o LAB deram início a um trabalho conjunto que tem por destinatário a faixa mais castigada da classe trabalhadora: a juventude. Em Nafarroa, a taxa de desemprego entre os jovens ultrapassa os 50%. Assim, as duas organizações da esquerda abertzale decidiram, por um lado, criar um guia de direitos laborais para os jovens, e, por outro, realizar acções públicas de denúncia junto a empresas que têm por hábito explorar o trabalho dos jovens.

Com esta acção, o sindicato e a organização juvenil querem sublinhar a importância «da informação, da união e da luta» como forma de «garantir os direitos» que hoje são alvo de ataque. / Ver: ahotsa.info e lab.eus