sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Palestina Eguna celebra-se a 7 de Fevereiro

Há muitos anos que a Askapena envia brigadas à Palestina. Com dois objectivos: dar a conhecer a situação de Euskal Herria e conhecer de perto a resistência e as lutas do povo palestiniano contra a ocupação. Agora, a Askapena, em conjunto com o Euskal Herria Zuzenean, o Txir Txor Makeako Gaztetxea e outras entidades, organiza uma jornada solidária com a Palestina. É no dia 7 de Fevereiro, em Makea (Lapurdi), e conta com activistas da última brigada que esteve na Palestina.

Este Verão foi particularmente duro para os palestinianos. O feroz ataque militar das forças sionistas provocou milhares de vítimas (mais de 2000 mortos e perto de 11 mil feridos). A Askapena afirma que o massacre de Gaza já não faz as manchetes dos jornais, «mas o povo continua a ser oprimido e, como tal, não nos podemos tornar espectadores passivos». O Dia da Palestina tem dois objectivos: explicar a situação e dar um novo impulso à campanha BDS (boicote, desinvestimento e sanções) no País Basco Norte: «para que o sionismo não tenha lugar entre nós e para ajudar o povo palestiniano na sua luta de libertação».

O programa inclui uma mesa-redonda, às 11h00, com Jean-Pierre Massias (Univ. de Birzeit), Ana Bados (sindicato ELB), um membro da BDS de Zuberoa e um membro do colectivo de apoio à Palestina em Baiona. Às 14h00 tem início o almoço, com os bertsolaris Miren Artetxe e Odei Barroso (inscrições em makea.palestina@gmail.com). Às 17h00, será exibido o documentário Road to Apartheid e às 19h00 começam as actuações musicais (Arramazka, Kaddafist Brothers, Iparretarrok e Bastardos del Rei). / Ver: ehkz.eu e askapena.org