Oskar Sánchez, Beñat Zarrabeitia, Roberto Noval, Ibon Meñika e José Antonio Fernández compareceram no quartel de La Salve, em Bilbo, à frente do qual cerca de 30 pessoas realizaram uma concentração para os apoiar e exigir a libertação de Fran Balda, Javi Carbadillo e Jon Mintegiaga, os três ex-membros do Herrira que ontem receberam ordem de prisão, depois de terem sido detidos, com mais 13 pessoas, na chamada operação «Mate».
Também na capital navarra Sergio Labayen, Jon Garai, Eneko Villegas e Imanol Karrera fizeram questão de recordar os três camaradas detidos e encarcerados. Antes de entrar no quartel, Jon Garai disse à comunicação social que «a acusação que lhes é feita é justamente o oposto do trabalho que realizavam». E lembrou que o trabalho da organização era público, se baseava na defesa dos direitos humanos e na solidariedade.Os quatro foram ao quartel acompanhados por familiares e amigos, bem como por diversos advogados, que criticaram todo este processo [declarações no vídeo em baixo].
Ex-membros do Herrira em Iruñea [Ahotsa]Ver: ahotsa.info e uriola.eus
Comunicados contra a operação político-policial:
«Contra les detencions i la repressió al País Basc» [cat/cas], de Endavant (lahaine.org)
«Solidaridad con las abogadas y los abogados y los miembros de Herrira detenidos», de Red Roja (redroja.net)
«La Plataforma de LIBRE-Madrid denuncia la última detención de 16 vasc@s», de Plataforma de LIBRE-Madrid (askapena.org)
«No encarcelar la defensa penal. Libertad a los abogados vascos», de Asociación Gremial de Abogadas y Abogados de la Argentina (askapena.org)
«Eusko Ekintza ante la última redada contra l@s abogado@s vasc@s», de Eusko Ekintza (lahaine.org)
«A CIG solidarízase cos cidadáns/ás vascos/as detidos/as por orde da Audiencia Nacional española», de Confederación Intersindical Galega (lahaine.org)





