quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ex-membros do Herrira recusaram-se a prestar declarações à Guarda Civil

Ontem, os 18 detidos na operação de Setembro de 2013 contra o Herrira - movimento de defesa dos direitos dos presos políticos bascos - foram intimados a depor sobre um alegado «crime contra os direitos dos trabalhadores». Ainda ontem, os guipuscoanos dirigiram-se ao quartel de Intxaurrondo; já hoje, os navarros deslocaram-se ao Comando da Benemérita em Iruñea e os biscainhos foram até La Salve. Os três ex-membros da organização detidos na operação de dia 12 e que ontem receberam ordem de prisão não foram esquecidos.

Oskar Sánchez, Beñat Zarrabeitia, Roberto Noval, Ibon Meñika e José Antonio Fernández compareceram no quartel de La Salve, em Bilbo, à frente do qual cerca de 30 pessoas realizaram uma concentração para os apoiar e exigir a libertação de Fran Balda, Javi Carbadillo e Jon Mintegiaga, os três ex-membros do Herrira que ontem receberam ordem de prisão, depois de terem sido detidos, com mais 13 pessoas, na chamada operação «Mate».

Também na capital navarra Sergio Labayen, Jon Garai, Eneko Villegas e Imanol Karrera fizeram questão de recordar os três camaradas detidos e encarcerados. Antes de entrar no quartel, Jon Garai disse à comunicação social que «a acusação que lhes é feita é justamente o oposto do trabalho que realizavam». E lembrou que o trabalho da organização era público, se baseava na defesa dos direitos humanos e na solidariedade.

Os quatro foram ao quartel acompanhados por familiares e amigos, bem como por diversos advogados, que criticaram todo este processo [declarações no vídeo em baixo].

Ex-membros do Herrira em Iruñea [Ahotsa]Ver: ahotsa.info e uriola.eus

Comunicados contra a operação político-policial: 
«Contra les detencions i la repressió al País Basc» [cat/cas], de Endavant (lahaine.org)

«Solidaridad con las abogadas y los abogados y los miembros de Herrira detenidos», de Red Roja (redroja.net)

«La Plataforma de LIBRE-Madrid denuncia la última detención de 16 vasc@s», de Plataforma de LIBRE-Madrid (askapena.org)

«No encarcelar la defensa penal. Libertad a los abogados vascos», de Asociación Gremial de Abogadas y Abogados de la Argentina (askapena.org)

«Eusko Ekintza ante la última redada contra l@s abogado@s vasc@s», de Eusko Ekintza (lahaine.org)

«A CIG solidarízase cos cidadáns/ás vascos/as detidos/as por orde da Audiencia Nacional española», de Confederación Intersindical Galega (lahaine.org)