terça-feira, 13 de janeiro de 2015

No sábado, manifestação de protesto contra operação policial em Donostia

Representantes de cerca de 30 organizações políticas, sindicais e sociais juntaram-se hoje na capital biscainha para fazer uma leitura da operação da Guarda Civil contra advogados bascos, no âmbito da qual foram detidas 16 pessoas, e convocar uma manifestação para o próximo sábado, dia 17, em Donostia, em protesto contra a operação policial e em defesa dos «direitos humanos, da paz e da resolução». A mobilização partirá às 17h00 do túnel de Antigua.

Na conferência de imprensa, afirmou-se que este tipo de operações é uma agressão directa a uma situação política e social em que estão a ser feitos grandes esforços para «tornar realidade um cenário de paz, liberdade e democracia», face a um Estado (espanhol) que está «empenhado no contrário», e sublinhou-se que a operação policial de ontem «era totalmente evitável», uma vez que foram detidas pessoas que estavam localizáveis e que levam a cabo o seu trabalho na AN espanhola, nas prisões e em escritórios que são do conhecimento público.

«Por trás desta operação - afirmaram - voltamos a encontrar circunstâncias e elementos que fazem entrever razões de índole política e que nos fazem suspeitar de que o seu verdadeiro objectivo pouco ou nada tem a ver com o que foi afirmado pelo Governo espanhol». Lembraram ainda que as detenções ocorrem «num momento em que a política penitenciária do Governo de espanhol é fortemente questionada a nível político, jurídico e social»; dois dias depois da grande manifestação em Bilbo contra essa mesma política prisional e no dia em que ia começar o julgamento de 35 militantes da esquerda abertzale, que ficaram sem advogados.

Os agentes políticos, sindicais e sociais presentes afirmaram que já é hora de o povo basco «sair da espiral em que o Estado espanhol o quer manter, de olhar em frente e caminhar» para um futuro melhor, e, por isso, fizeram um apelo à participação de todos na manifestação do próximo sábado. / Leitura, apelo à participação na manifestação e lista de subscritores: lab.eus

ETXERAT: «Sequestro de advogados e criminalização da solidariedade»
Cerca de 200 familiares e amigos de presos políticos bascos denunciaram, hoje, em Donostia, a operação policial de ontem. Em seu entender, Espanha «sequestrou os advogados para evitar ser condenada novamente por violação de direitos humanos». Para além da assistência jurídica aos presos políticos bascos, querem criminalizar «a solidariedade e o apoio económico deste povo», afirmaram. / Ver: etxerat.info 1 e 2

MILHARES MOBILIZARAM-SE CONTRA AS DETENÇÕES
Ontem, milhares de pessoas participaram em concentrações e assembleias em localidades e bairros de Euskal Herria, para protestar contra a mais recente operação da Guarda Civil e exigir a libertação dos 16 detidos. Em Iruñea, centenas de pessoas concentraram-se frente à sede do PP. Hoje, houve mais mobilizações.FOTOS: protestos contra as detenções (topatu / ahotsa / naiz)

ENTREVISTA a Iker Urbina, advogado e senador da Amaiur (Info7)