segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Depois de 27 anos na cadeia, Santi Arrospide voltou a ser detido

O ex-preso, de 66 anos, foi hoje detido por agentes encapuzados da Guarda Civil e da Polícia espanhola em Lasarte-Oria (Gipuzkoa). Libertado a 4 de Dezembro, depois de cumprir 27 anos de pena, foi detido por ordem do tribunal de excepção espanhol, que o acusa de participar em acções da ETA nos anos de 1986 e 1987.

A libertação de Arrospide, bem como a de Alberto Plazaola, em Dezembro último, ocorreu depois de a AN espanhola ter descontado a ambos os anos de pena cumpridos no Estado francês, no cumprimento de uma directiva comunitária. Desde então, a extrema-direita espanhola - a que está no governo e alguns dos seus satélites - moveu-se de forma a dificultar a aplicação da directiva no Estado espanhol e recorrendo contra as libertações entretanto decretadas.

A detenção de Arrospide, 45 dias depois de ter sido posto em liberdade, ocorre ainda antes de o Supremo se ter pronunciado sobre o recurso interposto contra a sua libertação e foi decretada com base em «novas acusações»: participação em acções da ETA em 1986 e 1987. / Ver: naiz.info e aseh