quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Apresentada em Bilbo a campanha «Não ao TTIP em Euskal Herria»

Vários partidos, sindicatos e organizações sociais de Euskal Herria deram início a uma campanha contra a Parceria Transatlântica para o Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês) entre a União Europeia e os EUA. Ontem, na apresentação do manifesto, que decorreu no Centro Cívico La Bolsa, em Bilbo, foi vincada a «ameaça» que o acordo representa «para direitos conquistados».

Maitane Arri, do colectivo Ekologistak Martxan, e Juan Hernández Zubizarreta, do sindicato STEE-EILAS, expuseram os objectivos da campanha e deram a conhecer o manifesto «Euskal Herrian TTIPari EZ» [Não ao TTIP em Euskal Herria], no qual se expressa profunda preocupação com a «ameaça» que o acordo referido, bem como o CETA (com o Canadá) e o TISA (Trade in Services Agreement), constitui «para direitos conquistados», num momento em que, no País Basco, «a precariedade, a pobreza e o desemprego de longa duração estão a aumentar, se aposta na privatização do sector público e se procede à desregulação das relações laborais, à redução de direitos sociais e à limitação de direitos civis».

No âmbito desta campanha, já se realizaram algumas conferências e serão apresentadas proximamente moções em vários municípios, com o objectivo de contribuir «para que o acordo não seja assinado».

Para ler o manifesto em euskara e em castelhano e para seguir a campanha, entrar em www.ttipez.eus. / Ver: askapena.org e argia