domingo, 11 de janeiro de 2015

Amnistia Ta Askatasuna junta mais de mil pessoas após marcha contra a dispersão

Ontem, depois da grande manifestação que se realizou em Bilbo contra a dispersão, mais de mil pessoas juntaram-se na Alde Zaharra [Parte Velha] numa outra mobilização, em defesa da amnistia e do regresso a casa das presas e dos presos políticos bascos.

«Presoak kalera, amnistia osoa» [os presos para a rua, amnistia geral], «amnistiarik gabe, pakerik ez» [sem amnistia não há paz] e «independentzia, sozialismoa» foram algumas das palavras de ordem que ecoaram pelas ruas de Bilbo Zaharra e da Alde Zaharra. Nessa altura (fim de tarde/início de noite), os bares estavam cheios e muita gente foi-se juntado de forma espontânea à marcha, durante a qual se procedeu a uma distribuição massiva de folhetos e autocolantes.

Muitos outros aderiam às palavras de ordem que se impunham ou aplaudiam a manifestação à medida que ia avançando. O bom ambiente e a ausência absoluta de incidentes marcaram esta mobilização, que acolheu as reivindicações históricas do movimento pró-amnistia basco. / Ver: boltxe.info e SareAntifaxista