Perto de 40 organizações sindicais, sociais e políticas convocaram para o próximo sábado, 31, em Bilbo uma manifestação de apoio ao activista e refugiado saarauí Hassanna Aalia, que foi condenado a prisão perpétua por um tribunal militar marroquino.
A mobilização, que partirá às 17h00 do Teatro Arriaga e terminará junto à delegação do Governo espanhol, foi apresentada, ontem, numa conferência de imprensa na capital biscainha. Terá como lema «Hassanna LIBRE, asilo político ahora», precisamente porque o Governo espanhol, há uma semana, negou ao jovem saarauí o asilo político que solicitara há três anos.
Hassanna Aalia foi condenado a prisão perpétua por ter participado no acampamento de Gdem Izik. Ontem, a organização da mobilização recordou que diversos organismos internacionais puseram em causa o processo judicial, que «não oferecia as garantias mínimas para se poder considerar justo»; e sublinhou que o jovem saarauí foi «detido, maltratado e torturado» em diversas ocasiões. / Ver: topatu.info e askapena.org [com o texto lido na conferência de imprensa]
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Manifestação em Bilbo exigirá asilo político para Hassanna Aalia
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Manifestações,
Notícias,
Refugiados,
Repressão