sábado, 17 de janeiro de 2015

Apesar do vice-rei, municípios vão continuar a escrever actas em euskara

Na reunião que a Mancomunidade de Municípios Euskaldunes (UEMA, na sigla em basco) hoje realizou em Zumaia (Gipuzkoa) foram abordados os muitos recursos que o delegado do Governo espanhol na Comunidade Autónoma Basca tem apresentado contra os municípios em matéria linguística. Recentemente, pôs 13 municípios guipuscoanos em tribunal por redigirem as actas em euskara.

No final da reunião, Maren Belastegi, que é a presidente da Udalerri Euskaldunen Mankomunitatea, afirmou que, com o recurso à via judicial, se «está a pôr em causa a própria oficialidade da língua basca». Dos 13 municípios contra os quais o vice-rei apresentou recurso, 11 já fizeram saber que vão continuar a escrever as actas em euskara e que vão responder em tribunal. A UEMA dar-lhes-á apoio jurídico. A fundamentar a sua defesa estará um relatório jurídico enviado pelo Governo de Gasteiz aos municípios no qual se defende a legalidade do procedimento.

Zerain, 73.º município da UEMA
A reunião de hoje aprovou a integração de um novo membro: Zerain (Gipuzkoa). O pepetarra Karlos Urkijo também levou para os tribunais esta decisão, aprovada em sessão de Câmara, tal como o fizera há uns tempos no caso do município de Berastegi. / Ver: uema.eus e Berria