domingo, 25 de janeiro de 2015

Manifestação em Iruñea denunciou ataque à solidariedade com os presos

Cerca de 2000 pessoas manifestaram-se na sexta-feira à tarde, 23, em defesa dos direitos dos presos políticos bascos e contra os ataques àqueles que os defendem, como são os advogados. A mobilização foi convocada por diversos sindicatos, por colectivos sociais como Ernai, Sasoia e Etxerat, e por um espectro político colorido.

Detidas na operação de 12 de Janeiro e libertadas com medidas restritivas ao exercício da profissão, as advogadas navarras Amaia Izko e Jaione Karrera estiveram presentes na manifestação, que visou denunciar as detenções de 12 advogados bascos e quatro ex-membros do Herrira, organização de apoio aos presos políticos cujas actividades foram interditadas pelos fascistas espanhóis.

Antes do começo da mobilização, que percorreu várias ruas da capital navarra entre a antiga estação de autocarros e o Passeio Sarasate, o responsável do ELA em Nafarroa, Mitxel Lakuntza, disse à comunicação social que as detenções da semana passada fazem parte de «uma operação política», cujo fito é «criminalizar a solidariedade com os presos e as suas famílias, ignorando qualquer garantia processual». / Fontes: diversas