quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Anunciada manifestação contra a repressão em Baiona

A formação partidária EH Bai, o movimento juvenil Aitzina e o colectivo Lurra eta Etxebizitza convocaram, para o próximo sábado, 31, em Baiona uma manifestação de protesto contra a repressão, na sequência das detenções de quatro jovens, ontem, no País Basco Norte.

A mobilização foi divulgada esta manhã numa conferência de imprensa na capital de Lapurdi, em que os organizadores expressaram apoio aos quatro jovens ontem detidos em Ipar Euskal Herria e recordaram outros factos relativos ao início deste ano, como o processo judicial de Intza Oxandabaratz, os 35 militantes da esquerda abertzale que vão começar a ser julgados em Madrid e a detenção dos seus advogados.

O EH Bai considerou «inaceitáveis as acções de Paris e Madrid num contexto de busca de soluções» e expressou «todo o seu apoio aos quatro jovens ontem detidos e ao movimento juvenil em geral». A Aitzina lembrou as detenções recentes de outros jovens em Iparralde, relacionadas com as placas em francês, e afirmou que o Estado francês quer «criminalizar os movimentos que lutam por uma Euskal Herria livre». A manifestação parte às 16h00 da San Andres plaza. / Ver: kazeta.eus

Leitura: «Jendarmeek 4 gazte atxilotu dituzte Lapurdin eta Nafarroa Beherean», de Amnistiaren Aldeko eta Errepresioaren Aurkako Mugimendua (lahaine.org)
Gakoa ez da Itsasuko ekintza nork burutu duen, gakoa da zergatik norbaitek bere burua behartuta ikusi duen bere askatasun pertsonala jokoan jartzen horrelako ekintza bat burutzen.