terça-feira, 14 de julho de 2015

Aginaga e San Sebastian em greve de fome contra isolamento de Ijurko

Os presos políticos bascos Ibai Aginaga (Berango, Bizkaia) e Mikel San Sebastian (Lesaka, Nafarroa) iniciaram ontem, 13, uma greve de fome por tempo indeterminado na cadeia de A Lama em protesto contra a situação de isolamento a que o preso Hodei Ijurko (Iruñea) é submetido naquele presídio e para exigir que seja colocado com os seus camaradas, informou o Movimento pró-Amnistia (MpA) numa nota de imprensa.

Hodei, condenado pelo tribunal de excepção espanhol a dez anos de cadeia por alegada participação numa acção de kale borroka, tem enfrentado as mais duras condições de vida desde que foi encarcerado, há sete anos, recorda o MpA, referindo-se àquilo que se passa com este preso basco como «tortura sistemática»: tareias, situações frequentes de isolamento, 21 horas diárias fechado na cela, não poder sair para o pátio com mais do que um preso, a redução ao mínimo das coisas que pode ter na cela, entre outros aspectos.

O isolamento dos outros presos políticos, refere o MpA, visa «endurecer ainda mais o cumprimento da pena». Face a esta situação, em solidariedade com Ijurko, os presos políticos bascos Aginaga e San Sebastian decidiram iniciar a greve de fome por tempo indeterminado, pondo em risco a sua saúde. O MpA, que louva a firmeza de princípios dos presos, faz um apelo à mobilização dos que estão cá fora. / Ver: ahotsa.info e Berria

Ver também: «Ibai Aginaga eta Mikel San Sebastian gose greba mugagabean!!!» (amnistiaaskatasuna)