quarta-feira, 8 de julho de 2015

Programa «La Memoria» - Memória da mordaça

O programa «La Memoria» dedica a última edição antes da interrupção do Verão à «mordaça», esse feio instrumento a que ditadura fascio-franquista recorreu com abundância e que agora os herdeiros políticos - nalguns casos genéticos - daquele regime tentam voltar a pôr «nas nossas bocas, canetas, faixas... e até pensamentos», com a implementação da conhecida «Lei da Mordaça», que entrou em vigor recentemente. Para abordar esta questão, o «La Memoria» conversou com Alejandro Gámez, advogado madrileno da Asociación Libre de Abogados e da Plataforma «No somos delito».

«À memória» vieram também o jovem Rodrigo Rojas, queimado vivo pelos militares chilenos num protesto contra a ditadura de Pinochet no Chile, em 1986, e os cinco padres palotinos assassinados pela ditadura argentina dez anos antes, no bairro de Belgrano, em Buenos Aires.

Há muita e boa e música, numa edição que não é uma despedida, mas um «até já». No dia 7 de Setembro, o «La Memoria» estará aqui novamente, na trincheira contra o Alzheimer histórico decretado pelo poder. / Ouvir em: Info7 irratia