quarta-feira, 22 de julho de 2015

Tribunal anula despedimento de 79 trabalhadores da Laminaciones Arregui

O Tribunal Superior de Justiça do País Basco (TSJPB) declarou a nulidade dos despedimentos de 79 trabalhadores nas fábricas que a empresa Celsa Atlantic (antiga Laminaciones Arregui) tem em Gasteiz e Urbina (Araba). Considerando que a empresa agiu «de má-fé», o tribunal decreta a readmissão imediata dos trabalhadores nas mesmas condições que tinham, bem como o pagamento de todos os salários que deixaram de auferir.

Não é a primeira vez que o tribunal referido fura os planos da multinacional catalã. Em Outubro de 2012, declarou a nulidade dos despedimentos de 174 trabalhadores, argumentando que tinham sido violados o direito à liberdade sindical e o direito à greve. Num comunicado, os sindicatos LAB, ELA e ESK aplaudiram a decisão judicial, sublinhando que dá razão aos trabalhadores despedidos, e louvaram a luta dos trabalhadores na Celsa Atlantic (antiga Laminaciones Arregui) como «exemplo de dignidade para a classe trabalhadora».

O conflito na Celsa Atlantic arrasta-se há três anos, desde que a empresa catalã anunciou a intenção de despedir 91 trabalhadores nas duas fábricas de Araba. No seu comunicado, LAB, ELA e ESK sublinham também que a decisão do TSJPB «aprovou, ponto por ponto, as reivindicações dos trabalhadores» e que a decisão da administração «era uma vingança». / Ver: Berria e eitb