quarta-feira, 29 de julho de 2015

Movimento pró-Amnistia anuncia duas manifestações, para Agosto e Novembro

O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão anunciou hoje em Bilbo uma mobilização para 29 de Agosto, durante a Aste Nagusia bilbaína, e outra - a principal - para 28 de Novembro, também na capital biscainha. No entender dos promotores, «só a amnistia pode colocar um ponto final no conflito que Euskal Herria tem com os estados, pois a amnistia, além da libertação de presos, refugiados e deportados políticos, implica a superação das razões que são a fonte do conflito, ou seja, a superação da opressão nacional e social».

O MpA recordou que hoje em dia ainda existem cerca de 450 presos políticos, alguns dos quais condenados a 30 anos de prisão. Outros continuam a não poder regressar a casa, por enfrentarem o risco de detenção. «Estas pessoas são militantes políticas que estão presas, deportadas ou continuam foragidas por serem coerentes com o que pensavam», sublinharam, acrescentando que, «enquanto não estiverem em casa livres, o conflito não estará resolvido».

Recordando que «a solidariedade, a dignidade, a coragem e a luta, sempre a luta», foram a resposta dos presos políticos bascos a 55 anos de repressão nas cadeias dos estados espanhol e francês; recordando que «a firmeza, a inteligência, a generosidade e a luta, sempre a luta», foram a resposta dos deportados e dos refugiados políticos bascos a 55 anos de repressão dos estados espanhol e francês, o MpA afirmou que hoje, em Euskal Herria, existe «um povo que se mantém vivo para lá da repressão nacional e social», um «povo antigo, pequeno, sólido» que sempre se mobilizou face às situações mais cruéis e fez frente à opressão com a luta, «sempre a luta» - porque «sabe que a liberdade não é oferecida e que o único caminho é continuar a lutar».

Apesar do muito que mudou em Euskal Herria «desde a morte de Franco e também nos últimos seis anos», no que diz respeito à repressão e à opressão «continuamos presos a 1975», afirmaram, acrescentando que os motivos que levaram os perseguidos políticos à luta continuam vigentes e que os refugiados, os deportados e os presos políticos não são uma questão do passado. Por isso mesmo, o MpA convida toda a gente a participar na manifestação convocada para 28 de Novembro (Bihotz Sakratua, 18h00), bem como nas diversas iniciativas que antes dela terão lugar - a primeira é a manifestação de 29 de Agosto (Zabalburu, 19h00). / Ver: amnistiaaskatasuna