domingo, 26 de julho de 2015

«Elkartasun Eguna» e «ongi etorri» em Berango

Realizou-se ontem, 25, o Elkartasun Eguna [Dia da Solidariedade] das festas do bairro de Santa Ana, em Berango (Uribe Kosta, Bizkaia). Do programa constava um acto político (13h30), um almoço popular (15h00) e uma foto colectiva gigante (18h00). De acordo com a notícia veiculada pelo hiruka.eus, os organizadores disseram que iria haver «mais uma surpresa».

Porventura, não será grande o engano se se disser que a «surpresa» foi a presença do ex-preso político berangoztarra Borja Gutierrez, Bakerito, e o ongi-etorri que lhe foi prestado. Recorde-se que o biscainho foi libertado no dia 26 de Junho, à chegada ao aeroporto de Barajas, em Madrid, apesar de ter saído da prisão de Osny a 24. Contudo, as autoridades francesas enviaram-no para um centro de expulsão, atrasando a sua libertação dois dias.
Borja passou oito anos na cadeia. Foi detido no Estado francês em Dezembro de 2006 e, acusado de ligação à ETA, foi condenado a seis anos de prisão em 2011. / Ver: hiruka.eus e aseh

LIBERTADO O DONOSTIARRA ARMANDO LEGAZ
O preso político basco Armando Legaz saiu esta manhã da cadeia de Albolote (Granada, Andaluzia; a 870 quilómetros de casa), onde era esperado por vários amigos e familiares, segundo revelou a Etxerat.

O donostiarra, que foi preso em 1995 e condenado por pertença a organização armada, cumpriu uma pena de anos 20 anos de cadeia.