Mais de 600 pessoas participaram, esta manhã, em Ortzaize (Nafarroa Beherea), na conferência de imprensa em que se anunciou a realização de uma manifestação contra as detenções desta semana e a violência policial; a mobilização terá lugar dia 18, às 17h00, em Donibane Garazi, sob o lema «Errepresiorik ez! konponbidea orain!» [Não à repressão! Resolução agora!]. Entretanto, soube-se que os cinco detidos em Ortzaize foram presentes a um juiz; três deles foram libertados, com medidas restritivas; Reta e Goienetxea receberam ordem de prisão. [Actualizada]
Mais de 600 pessoas juntaram-se hoje, em Ortzaize, para exigir a libertação dos detidos esta semana na localidade baixo-navarra, denunciar a violência policial e anunciar o agendamento de uma manifestação para dia 18 em Donibane Garazi, que conta com um amplo apoio e para qual se pediu uma adesão popular massiva.
Jojo Bidart, jornalista que ficou ferido na barriga, na terça-feira de madrugada, depois de ser atingido por uma bala de borracha, criticou a intervenção violenta da Polícia francesa e sublinhou o perigo que representa a utilização das balas de borracha. Ele, tal como outros feridos naquela madrugada, vai apresentar queixa em tribunal.
Prisão para Reta e Goienetxea

Iñaki Reta e Xabier Goienetxea receberam ordem de prisão e foram enviados para os presídios de Fleury e Fresnes, respectivamente. Os alegados
etakides foram presos no dia 7 e ontem levados para Paris, juntamente com os donos da casa onde se encontravam, Jeff Mateo e Terexa Lekunberri, e Graxi Etxebehere, presa na quinta-feira, 9. Mateo, Lekunberri e Etxebehere também já foram presentes a um juiz, que os deixou seguir em liberdade, mas com a aplicação de medidas restritivas. / Ver:
Berria e
mediabask