segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prosseguem mobilizações contra privatização do serviços de bombeiros no País Basco

Amanhã, 21, os/as trabalhadores/as voltam a concentrar-se frente à sede do Governo de Lakua, em Gasteiz, para mostrar a sua frontal oposição à intenção de privatizar o serviço de Bombeiros - prevenção, extinção de incêndios e socorro - na Comunidade Autónoma Basca (CAB). Os bombeiros e as suas organizações representativas consideram que está em causa a «precarização da profissão» e tudo vão fazer para impedir que este serviço «caia na mão de empresas».

Trata-se da segunda mostra de repúdio ao anteprojecto de lei, depois de, no dia 13, cerca de 400 bombeiros da CAB terem protestado frente à sede do Governo em Gasteiz, onde exigiram a retirada imediata do projecto. Na altura, o CNT afirmou que se tratava de «um primeiro aviso para mostrar que os trabalhadores não vão aceitar nenhuma lei que reduza a qualidade do serviço que prestam à população e desvalorize a profissão».

Para o sindicato, a luta dos trabalhadores é o «único caminho» para «travar este golpe». «A privatização do serviço vai permitir a uns quantos lucrarem com o negócio, mas os trabalhadores e as populações sairão prejudicados», disse a organização sindical. / Ver: CNT e tercerainformacion