quarta-feira, 22 de julho de 2015

Em Orereta, dezenas denunciam dispersão e situação dos filhos dos presos

Dezenas de pessoas juntaram-se, dia 20, na Herriko Plaza de Orereta (Gipuzkoa) em protesto contra a dispersão dos presos políticos bascos e a violação dos direitos dos seus filhos. Referiram-se ao caso concreto de Garikoitz, uma criança da localidade, com sete anos de idade, obrigada a percorrer milhares de quilómetros para poder ver os seus pais, os presos políticos Eider Perez e Jon Solana.

Os participantes na iniciativa, que se juntaram na escadaria da igreja de Orereta, denunciaram a situação da presa oreretarra Eider Perez, do seu companheiro - Jon Solana, também preso político basco - e do filho de ambos. O casal esteve na mesma cadeia, em Córdova (Andaluzia), até ao último Outono, altura em que Solana foi transferido para Sevilha.

Os presentes sublinharam que não existia «qualquer razão» para a transferência de Jon Solana. Com isso, Garikoitz é agora obrigado a fazer 865 quilómetros para visitar a mãe, mais 140 para ver o pai e ainda 965 quilómetros para regressar a Euskal Herria - cerca de 1900 quilómetros no total. De acordo com a lei em vigor, os casais de presos têm de cumprir a pena na mesma cadeia, por forma a que os filhos possam estar com eles juntos. / Ver: oarsoaldea.hitza.eus [Euskal presoak etxera!]