segunda-feira, 6 de julho de 2015

SF 2015: começou a festa em Iruñea, com ikurriñas na praça e na Câmara

Milhares de pessoas encheram a Udaletxe Plaza, em Iruñea, para assistir ao txupinazo que assinala o início dos Sanferminak. Ao meio-dia, o foguete estoirou e a festa começou, desta vez com muitas ikurriñas na praça e também num mastro da Câmara Municipal, 34 anos depois. Os presos e os refugiados políticos bascos não foram esquecidos.
A honra de acender a mecha do foguete coube a Javier Aranegui, do Orfeão Pamplonês (que faz 150 anos), e a Chantal Estrada, familiar de um membro da peña La Veleta (que introduziu a tradicional vestimenta vermelha e branca associada às festas e cujos membros foram quase todos mortos durante o franquismo, em virtude do seu ideário republicano e progressista).
A praça esteve repleta de mostras de solidariedade para com os presos e os refugiados políticos bascos. Quanto à txakurrada, ou ficou no canil ou esteve à distância ou a desempenhar funções pacíficas, por mais vontade e saudades que tivesse de malhar em tão costumeira ocasião (e nalgumas faces via-se tão bem!...). Agora já não manda lá a extrema-direita navarrista-espanholista.

Gora Iruñea! Gora gu ta gutarrak!Gora EH askatuta, independiente eta sozialista! E que se fodam os reformistas! / Ver: ahotsa.info, SareAntifaxista e Berria / Fotos: Berria