sexta-feira, 31 de julho de 2015

Este domingo, mobilizações nas praias bascas contra a dispersão

Com esta iniciativa, a Etxerat quer divulgar a situação de repressão a que são submetidos os presos políticos bascos e a política de dispersão que lhes é aplicada. As mobilizações terão lugar dia 2 de Agosto em praias guipuscoanas: Donostia (praia da Kontxa), Deba e Orio, ao meio-dia; e biscainhas: Lekeitio e Ondarroa, ao meio-dia, Mundaka e Ea, às 13h00, e Plentzia, às 17h00.

Numa conferência de imprensa que deram há uma semana, 24, em Donostia, representantes da Etxerat lembraram que, no Verão, o destino de muitos amigos e familiares de presos «não é praia, mas as cadeias». Para fazerem visitas de 40 minutos, percorrem milhares de quilómetros em viagens que duram um dia (12 horas para a ida e outras tantas para a volta). No dia 2, irão fazer uma paragem nos seus planos habituais e vão até às praias, esperando que «a sociedade basca se una a este apelo».

Os representantes da associação convidaram ainda as pessoas a participarem num concurso fotográfico, usando para tal a conta recentemente aberta pela Etxerat no Instagram: imagens de denúncia da política de dispersão nas férias de Verão, acompanhadas do texto «Udan ere #DispertsioaSTOP #STOPdispersión». As vencedoras serão premiadas. / Ver: etxerat.eus (eus / cas)

Ver tb: «O Tribunal Superior de Londres rejeita a extradição de Antton Troitiño» (naiz.info)