quinta-feira, 23 de julho de 2015

Oito dias a pedalar na marcha contra o TGV

Começa no sábado, 25, em Castejón (Nafarroa), e termina a 1 de Agosto, em Gasteiz, a III Bici-marcha desobediente contra o TGV, organizada pelo movimento Mugitu!. Durante oito dias, os participantes irão pedalar por Nafarroa e Araba, passando pela Erribera, Tafalla, Iruñerria, Ollaran, Sakana, Arabako Lautada e Gopegi. Pelo caminho, terão oportunidade de participar em conferências e workshops, mesas-redondas e debates, representações teatrais, concertos e acções de protesto.

Sob o lema «Lurraren alde bizi-bizi», a bici-marcha possibilitará «a troca de experiências entre pessoas e colectivos envolvidos em lutas em defesa da terra e em iniciativas que visam mudar o modelo de sociedade», afirmam os promotores numa nota. Com esta acção, acrescentam, pretende-se «denunciar o absurdo do TGV» e também «questionar outros projectos que agridem a terra, como o fracking, as incineradoras, as auto-estradas eléctricas».

Para o movimento Mugitu!, o TGV é um «mito em queda», um «projecto fracassado», e é tempo de o travar, pois «esbanja milhões, leva ao desvio de verbas que deviam ser destinadas a necessidades sociais básicas e provoca graves danos a nível social, económico e ambiental», afirma.

III AHTren aurkako bizi-martxa. Uztailaren 25ik-abuztuaren 1raVer: Mugitu e argia