domingo, 26 de julho de 2015

Programa de rádio do Resumen Latinoamericano

Edição de 24 de Julho. Das entranhas rebeldes da América Latina e do Terceiro Mundo. Ouvir aqui.
MÉXICO: é presa uma das figuras das Autodefensas [contra o narcotráfico e a violência do Estado] de Michoacán. Os seus companheiros estão na prisão ou foram assassinados. Mal se soube a notícia, houve mobilizações e cortes de estradas, duramente reprimidos pelo Exército, que assassinou uma criança // BOLÍVIA: sectores da oposição ao Governo de Evo Morales, pertencentes a grupos da direita de Potosí, marcharam até La Paz e provocaram graves distúrbios.

GRÉCIA: o partido Syriza continua a pactuar com a troika. Além disso, o ministro da Defesa grego acaba de assinar um acordo militar com o seu homólogo israelita // ESTADO ESPANHOL: o Podemos votou com o PP e o PSOE madrileno uma moção que condena o Governo venezuelano e de apoio aos golpistas desse país.

AMÉRICA LATINA: ecos do Congresso da CLOC (Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones Campesinas). Falam figuras destacadas das lutas camponesas do continente // VENEZUELA: testemunho das vítimas das guarimbas e acções violentas da direita // CULTURA: entrevista a Atahualpa Yupanqui realizada em 1977 em Madrid, na qual o inolvidável músico e cantor popular argentino evoca a sua vida e o seu percurso comprometido pelos caminhos do continente.