quarta-feira, 8 de julho de 2015

Muitas centenas na homenagem a Germán Rodríguez, assassinado há 37 anos

A Plataforma 78ko Sanferminak Gogoan agradeceu a presença de Joseba Asiron; foi a primeira vez que um presidente da Câmara de Iruñea participou na homenagem a Germán, assassinado a tiro pela Polícia faz hoje 37 anos.
Muitas centenas de pessoas participaram hoje, 8, na homenagem a Germán Rodríguez, que, como é habitual, teve lugar junto ao local onde foi assassinado pelos «cinzentos», na Avenida Orreaga, em Iruñea. Estiveram presentes familiares seus e também de outras vítimas do fascismo estatal, como Angel Berrueta, Mikel Zabalza, Mikel Castillo e Mikel Arregi, que depuseram flores junto ao monumento evocativo a Germán.

Depois de 37 anos de homenagens fora do programa oficial e sem qualquer apoio institucional, a evocação de hoje contou pela primeira vez com a presença do presidente da Câmara iruindarra, Joseba Asiron, como foi sublinhado pela plataforma 78ko Sanferminak Gogoan. Ao longo da cerimónia, a plataforma, que continua a exigir justiça para Germán e para as demais vítimas da brutal intervenção policial nos Sanferminak de 1978, referiu-se ao fio que liga a repressão de 36, os 40 anos da ditadura e os crimes da chamada transição. / Ver: ekinklik.org, naiz, Berria / Vídeo: homenagem a Germán (ahotsa)