segunda-feira, 20 de julho de 2015

Recolha de fundos para o documentário «Galdutako Objektuak», sobre Mikel Zabalza

A iniciativa popular «Mikel Zabalza Gogoan» promove um encontro festivo, dia 1 de Agosto, na zona industrial Urrobi (perto do parque de campismo), em Auritzberri (Erroibar, Nafarroa). O objectivo é recolher fundos para o documentário «Galdutako Objektuak» (que está a ser rodado) sobre o assassinato de Mikel Zabalza, em 1985, há quase 30 anos.

No amplo programa agendado para 1 de Agosto, inclui-se a actuação de txalapartaris, zanpantzarrak e dos gaiteiros de Irunberri, e também dos aizkolaris Floren Nazabal e Iñaki Azurmendi; o almoço popular é às 15h00; à tarde, haverá actividades para os mais txikis, mas também as actuações de Peio Zabaltza e Gerard Ihidoi, e, depois, de Erramun Martikorena; no fim do dia, a música será mais rockeira.

As txartelas para o almoço podem-se comprar em Auritzberri, Orbaizeta, Orbara, Ezkarotze, Otsagabia, Aribe, Agoitz e na Herriko Taberna e no Meson de la Nabarrería de Iruñea. Quem quiser, pode acampar no Parque de Campismo Urrobi, localizado a 500 metros do espaço da festa.

«Galdutako Objektuak» [trailer]Ver: ahotsa.info

Assassinado há 30 anos
Há quase 30 anos (1985), a Guarda Civil prendeu o natural de Orbaizeta em Donostia, e nada se soube dele até o seu o corpo aparecer, alguns dias mais tarde, sem vida, nas margens do rio Bidasoa. A versão oficial divulgada foi a de que Zabalza se afogara ao tentar fugir. Contudo, para a família, a sociedade basca e a maioria dos partidos políticos, Mikel morreu quando estava a ser torturado pela Guarda Civil. / Ver: aseh e aseh