Natural de Ordizia, o destacado militante comunista e combatente pela República faleceu esta manhã, com 98 anos, em Hernani (Gipuzkoa), onde residia.
Marcelo Usabiaga nasceu em Ordizia (Gipuzkoa) a 30 de Outubro de 1916, foi militante do PCE e lutou no lado republicano na Guerra de 1936, atingindo o grau de tenente. Pertenceu ao Batalhão Rosa Luxemburgo do Partido Comunista e à coluna Ramón Casanella. Participou na ofensiva guerrilheira «Reconquista de Espanha», levada a cabo pelos maquis do PCE em Outubro de 1944 nos Pirinéus. Ferido três vezes, foi preso e condenado a 30 anos de prisão. Passou 21 anos seguidos na cadeia, tendo sido libertado a 16 de Julho de 1960.
Residente em Hernani, nunca abandonou a militância política. Aitor Azurki, na obra Maizales bajo la lluvia, afirma que Usabiaga continuava «a ir a reuniões da Ezker Batua e até se apresentava às eleições municipais nas listas desse partido. Como se isto fosse pouco, dá conferências sobre diversos temas relacionados com a guerra. De há alguns anos para cá, por exemplo, a 14 de Abril é ele que iça de forma majestosa a bandeira tricolor em Eibar, a primeira terra que a içou, em 1931». / Ver: naiz [com vídeo] /
Entrevista de Oihane Larretxea a Marcelo Usabiaga (Gara)
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Morreu, aos 98 anos, o miliciano republicano e comunista Marcelo Usabiaga
Etiquetas:
entrevista,
franquismo,
Guerra de 1936,
história,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão