domingo, 12 de julho de 2015

Vigilância Penitenciária recusa «regime atenuado» a Ibon Iparragirre, gravemente doente

José Luis Castro, juiz do Tribunal de Vigilância Penitenciária da AN espanhola, recusou a aplicação do terceiro grau ao preso político basco gravemente doente Ibon Iparragirre (Ondarroa, Bizkaia), por considerar que a sua condição é «estável». O biscainho tem Sida, na fase C.

A decisão, que demorou nove meses a ser parida, surge como resposta ao recurso interposto pela advogada do ondarrutarra em Outubro do ano passado. Para o juiz, o estado de saúde de Iparragirre é «estável» e não se espera «que piore num curto espaço de tempo». Já os familiares e amigos de Iparragirre têm alertado, nos últimos meses, para o «agravamento constante» da sua condição clínica.

Em Maio, Gotzon Iparragirre, irmão do preso, denunciou este facto na Comissão de Direitos Humanos do Parlamento de Gasteiz. Referindo-se às últimas análises a que tinha tido acesso, disse que as defesas de Ibon baixaram de 450 para 137 - um dado alarmante, se se tiver em conta que uma pessoa saudável tem o nível de defesas entre 1500 e 2000. Para além disso, vários médicos consideram que Ibon Iparragirre corre «verdadeiro perigo de vida». / Ver: naiz