terça-feira, 15 de março de 2016

A Ertzaintza expulsou os estudantes da «universidade popular» em San Mamés

Nesta altura - de segunda até quarta -, os estudantes das faculdades bilbaínas da Universidade do País Basco (UPB) estão plenamente envolvidos nos programas das «Herri Unibertsitateak», com os quais pretendem que a Universidade seja «do povo» e esteja «ao serviço do povo». O conselho directivo (CD) da Faculdade de Engenharia, em San Mamés, não aprovou e chamou a Ertzaintza.

Esta iniciativa foi posta de pé - nos núcleos de San Mamés, Sarriko e Leioa - na sequência do trabalho realizado pelos estudantes ao longo de vários meses. Mas o CD da Faculdade de Engenharia opôs-se, sem apresentar qualquer argumentação.

Os estudantes tentaram explicar-lhes que o reitor da UPB não via a iniciativa com maus olhos, mas o CD não esteve para conversas e chamou a Polícia, que retirou do local os cerca de 40 estudantes que reivindicavam uma «Educação do povo e para o povo».

Jornada de luta dia 17
Para quinta-feira, dia 17, o sindicato Ikasle Abertzaleak convocou uma greve e jornada de luta contra as reformas no Ensino (como a LOMCE, a EU2015, a 3+2). Mobilizações em: Baiona (12h40, frente à Herriko Etxea) / Beasain (11h30, Herriko plaza) / Bilbo (11h30, Termibus) / Donostia (11h00, Ibaetako aularioa) / Gasteiz (12h30, Andre Mari Zuriaren plaza) / Iruñea (12h00, Antoniutti) / Laudio (12h00, Lamuza parkea) / Lizarra (12h:00) / Orereta (12h00, Udaletxe plaza). / Ver: topatu.eus e argia e topatu.eus