quarta-feira, 30 de março de 2016

Diversas organizações promovem marcha ciclista entre Bilbo e Getxo contra indústria militar

Organizada por associações ligadas aos movimentos antimilitarista, ecologista e internacionalista, a IX Marcha Ciclista contra a Despesa e a Indústria Militar realiza-se no próximo sábado, 2 de Abril. Os participantes arrancam às 11h00 da Deputação Foral da Bizkaia, em Bilbo, com destino à fábrica de armamento Precicast, em Barakaldo (Ezkerraldea), primeiro, e, à empresa de armamento Sener, em Getxo (Uribe Kosta), depois.

Num comunicado, os promotores – Askapena, Komite Internazionalistak, Eguzki, Ekologistak martxan, Kakitzat, Kem-Moc – afirmam que, com esta iniciativa, se pretende denunciar as despesas militares e o envolvimento institucional com as empresas bascas de armamento, bem como a colaboração destas últimas com o Exército israelita.

É também uma forma, dizem, de apontar o dedo ao «negócio militar basco, que alimenta os conflitos bélicos de que fogem milhões de pessoas às quais não são reconhecidos direitos e às quais se responde com o envio de barcos de guerra da NATO para o Mar Egeu, por forma a impedir a sua chegada».

No comunicado, lê-se ainda que, na Comunidade Autónoma Basca, cerca de cem empresas estão ligadas à indústria do armamento e que o País Basco foi a terceira comunidade que mais facturou no Estado espanhol ao nível da produção militar em 2014, apenas atrás de Madrid e da Andaluzia. / Mais info, nomeadamente sobre questões orçamentais: Komite Internazionalistak