Com a abstenção da UPN, a Mesa do Parlamento foral decidiu comemorar o 80.º aniversário da repressão em Nafarroa, na sequência do levantamento militar, e para tal irá levar a cabo uma sessão de homenagem aos eleitos fuzilados pelo franquismo.
A sessão realizar-se-á no dia 16 de Abril. Nesse dia, será recolocada num lugar de destaque do átrio do Parlamento a placa que aos supracitados foi dedicada e que o ano passado se afixou na escadaria de acesso ao andar 0, um local de passagem e a descer, o que «impede» as pessoas de pararem e nela repararem.
Além disso, serão gravados na placa os nomes de eleitos, igualmente fuzilados, que foram descobertos após o descerramento, no ano passado. A homenagem de dia 16, para a qual serão convidados familiares dos fuzilados, não é o único acto relacionado com os 80 anos do levantamento.
Assim, foi decidido emitir o documentário «Neskatoak», levar a cabo uma jornada sobre o trabalho realizado no Fundo Documental da Memória Histórica e instalar uma exposição da associação El Autobús de la Memoria, de 5 a 20 de Abril.
A jornada a cargo do Fundo Documental foi programada para 14 de Abril, com carácter aberto, e tem por título «La represión en Navarra (1936-1939): Una perspectiva actual». Nela, especialistas irão explicar diversos aspectos dos trabalhos realizados. / Ver: naiz via Sanduzelai Leningrado
quinta-feira, 24 de março de 2016
O Parlamento navarro homenageará os eleitos fuzilados pelo franquismo
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
cultura,
franquismo,
Guerra de 1936,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão