segunda-feira, 7 de março de 2016

Ariznabarreta, Azkona e Ladron julgados a 18 de Março

Depois de serem presentes a um juiz, Ainara Ladron e Aritz Azkona foram enviados para a prisão de Martutene, em Donostia. Na mesma cadeia está, desde quinta-feira passada, Naroa Ariznabarreta. O juiz comunicou-lhes que o seu julgamento – e o dos outros dois jovens envolvidos no corte de estrada em 2007 – tem nova data: 18 de Março, às 10h00.

Ainara Ladron e Aritz Azkona foram presos no sábado pela Ertzaintza – a primeira em Zarautz (Gipuzkoa) depois de uma conferência de imprensa e o segundo em Fruiz (Bizkaia) quando jogava futebol. Naroa Ariznabarreta tinha sido presa na quinta-feira por agentes da Polícia espanhola à paisana.

Estes três jovens recusaram-se a comparecer no dia 2 no Tribunal de Donostia, onde iam ser julgados, juntamente com Saioa Zerain e Asier Alberdi, por terem participado numa acção de protesto em Janeiro de 2007 na auto-estrada A-8, com a qual quiseram reivindicar o direito da juventude basca à militância política e chamar a atenção para as graves consequências que a classificação da Segi como «terrorista» traria para a juventude e para a luta de libertação de Euskal Herria. O Ministério Público pede dois anos e meio de cadeia para cada um dos cinco envolvidos na acção. / Mais info: topatu.eus, argia e aseh