quarta-feira, 30 de março de 2016

Amnistia Eguna este sábado em Bilbo

O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) agendou para o próximo sábado, 2 de Abril, em Bilbo, o Amnistia Eguna [Dia da Amnistia], que terá como ponto culminante a manifestação que parte da Praça de Errekalde às 18h30.

Em meados de Fevereiro, o MpA anunciou que iria realizar uma manifestação em defesa da amnistia, em Bilbo, no dia 2 de Abril. No fim do mês, deu a conhecer um programa com actividades para o dia todo, muitas das quais têm lugar no Etxarri Gaztetxea, no bairro de Errekalde.

Ali, haverá uma conferência sobre a situação actual da luta pela amnistia (11h00), seguida de uma exposição de cartazes e fotos e a exibição de um vídeo (13h30). O almoço é às 15h00 e às 16h30 há música ao vivo.

A manifestação começa às 18h30, na Errekalde plaza, prevendo-se que o acto político tenha lugar uma hora depois. Às 20h00, novamente no gaztetxe, têm início os concertos, que contam com a participação de Habemus Papam, Vomitando Desperdizios e Pablo Hasél. Os bilhetes estão à venda em vários locais de Bilbo, Portugalete, Basauri (Bizkaia) e Laudio (Araba). A partir da 1h00, um DJ encarrega-se de dar som à malta.

Ontem, soube-se que o delegado do Governo espanhol na Comunidade Autónoma Basca, Carlos Urquijo, solicitou a proibição dos concertos programados para esta jornada de luta. É de salientar a especial ferocidade com que ataca o rapper e comunista Pablo Hasél. / Ver: amnistiaaskatasuna e aseh