sexta-feira, 18 de março de 2016

LAB e Ernai realizam acção contra a exploração das ETT

Considerando que as empresas de trabalho temporário (ETT) são o «expoente máximo da exploração» e que a precariedade tem como alvo preferencial a juventude, o sindicato LAB e a organização juvenil Ernai levaram a cabo uma representação em Iruñea, com a qual quiseram chamar a atenção para o problema e fazer um apelo aos jovens para que lutem, «ajudando a construir a mudança».

«As ETT escravizam-nos»

Numa nota, o LAB afirma que este sistema proporciona «exploração, desemprego e emigração»; quem consegue entrar no mercado de trabalho enfrenta a «precariedade, salários de miséria e condições de escravidão». Por isso, o sindicato, em conjunto com a Ernai, fez questão de realizar esta acção especialmente destinada à juventude, pedindo-lhe que lute e seja parte activa da mudança no mundo do trabalho.

A acção enquadra-se também no contexto das mobilizações que precedem a grande manifestação convocada pelo LAB para amanhã em Iruñea, para exigir que a mudança alcançada a nível institucional em Nafarroa (em que os trabalhadores assumiram um papel de destaque) tenha reflexos também nas empresas e nos locais de trabalho. A manifestação parte às 17h30 da Gaztelu Plaza. / Ver: LAB e ahotsa.info