A Arratieko 1. Aste Internazionalista, organizada pela Askapena com o apoio da Câmara Municipal de Igorre (Bizkaia), decorre de 4 a 10 de Abril. No programa constam iniciativas sobre a América Latina, o Médio Oriente e a Europa. Ao longo da «Semana», estará patente ao público uma exposição sobre a NATO na Herriko Taberna de Igorre.
Para dia 6 (19h30), na Herriko Taberna, foi programado um encontro sobre o movimento de camponeses do Brasil, tendo por base a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.
No dia 7 (19h30), na Kultur Etxea/Casa da Cultura, Gabirel Ezkurdia irá falar sobre os conflitos na Síria e no Médio Oriente.
Dia 8 (20h00), terá lugar a apresentação do documentário Donbass: gerra Europaren bihotzean [Donbass: a guerra no coração da Europa], com a presença do realizador, o jornalista Ibai Trebiño.
No dia 9, a Herriko Taberna acolhe um pequeno-almoço/tertúlia (12h00) em que estará presente um membro da Coordinadora Simón Bolívar e do Bairro 23 de Enero, em Caracas. Segue-se, às 13h30, um desfile e, depois, o almoço, no Gaztetxe. À tarde, haverá a actuação de um solista cubano.
Bilhetes para o almoço à venda em vários locais da comarca: Axular e Errugbi Taberna (Igorre); Jentil Zubi (Dima); Sagarna Taberna (Zeanuri). / Mais info: axular libre
Leitura:
«Tentsioa mendebaldeko Saharan» [Tensão no Saara Ocidental] (askapena.org)
Errefuxiatuen aferak, Kubara Obamak egindako bisitak zein Bruselasko atentatuek, Mendebaldeko Saharan azken egunotan ematen ari diren gertakariak estali badituzte ere, 1991an Marokok eta Frente Polisarioak bakea hitzartu zutenetik, izan diren tentsio eta ezjakintasun une handienak bizitzen ari dira azken egunotan.
segunda-feira, 28 de março de 2016
A I Semana Internacionalista de Arratia realiza-se em Igorre
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
cultura,
encontro,
Esquerda Abertzale,
Notícias,
Opinião